Como seria o investimento perfeito? Será que ele existe? Existe um tripé dos investimentos, que cria o equilíbrio para seu dinheiro.
O sonho de todo investidor é ter alto rendimento, de forma segura e com a possibilidade de usar o dinheiro a qualquer momento.
Mas não podemos ter tudo isso ao mesmo tempo, infelizmente.
O que é o Tripé dos Investimentos
Esse tripé é composto por:
- Rentabilidade
- Liquidez
- Segurança / Risco
O objetivo é sempre conseguir um equilíbrio entre os três, pois, infelizmente, não podemos ter os 3 em um mesmo investimento, em níveis máximos.
Por exemplo:
- Alta rentabilidade e alta liquidez implica baixa segurança (ou alto risco). É o caso das ações.
- Alta liquidez e alta segurança implica baixa rentabilidade. É o caso da Poupança, Tesouro Direto e outros investimentos de Renda Fixa.
- Alta segurança e alta rentabilidade implica baixa liquidez. Exemplo disso são investimentos de médio e longo prazo de Renda Fixa, como LCIs e LCAs.
O equilíbrio dos investimentos
Como não podemos ter os três elementos do tripé dos investimentos, precisamos encontrar um equilíbrio, conforme nossos objetivos.
Para a nossa Reserva de Emergência, é importantíssimo que tenhamos liquidez e segurança altas. Como consequência, teremos baixa rentabilidade.
Para aposentadoria, não precisamos de liquidez, pois o foco é o longo prazo. Então podemos obter maiores lucros ao enfrentar maiores riscos, como ações e fundos multimercados.
Carteira Equilibrada
Nossa carteira de investimentos deve ser equilibrada, com investimentos para curso, médio e longo prazo.
Você pode unir essa ideia do Tripé dos Investimentos com uma excelente estratégia chamada Alocação de Ativos.