Guia + Minicurso

100 GRÁTIS!

Faça como mais de 10.000 pessoas e dê os primeiros passos para se tornar investidor(a)!

Tenha acesso ao guia e ao minicurso grátis e exclusivos!

Quero Me Tornar Investidor(a)!

Alocação de Ativos: A estratégia que gera 90% do retorno de uma carteira de investimentos

CDB e LCI ou LCA

Diversos estudos acadêmicos mostram que 90% do retorno das carteiras de investimentos estão diretamente ligados à Alocação de Ativos.

Os outros 10% dependem do momento (timing) em que o investidor abre ou fecha a sua posição em um investimento, ou mesmo da escolha do ativo (por exemplo, a escolha da ação A em vez da ação B).

Isso significa que a forma como você diversifica seus investimentos é 9 (NOVE!) vezes mais importante do que a escolha do ativo ou o momento em qe você investe nele.

Se você ignorar essa informação, estará reduzindo as suas chances de alcançar o sucesso financeiro e a tão sonhada independência financeira.

O que é Alocação de Ativos

Em resumo, a Alocação de Ativos tem como objetivo criar uma carteira diversificada, distribuindo as alocações em ativos que, em conjunto com os demais, forneçam o melhor equilíbrio entre rentabilidade e segurança.

De tempos em tempos, a carteira deve ser analisada e, se necessário, balanceada, para manter o equilíbrio entre todos os ativos.

E como é feita essa distribuição?

Em percentuais.

E também levando em conta a tolerância ao risco do investidor.

Por exemplo, se a carteira for bem conservadora, podemos considerar 70% em Renda Fixa e 30% em Renda Variável.

Essas categorias podem (e devem) ser subdivididas.

Ou seja, dentro desses 70% em Renda Fixa, teremos títulos públicos do Tesouro Direto, CDBs, LCIs e LCAs.

Da mesma forma, os 30% em Renda Variável estarão distribuídos em ações e fundos imobiliários. E, mais ainda, devem ser ativos também variados, de diferentes setores, como logística, bancos, siderúrgicas, shoppings, escritórios etc.

Alocação de Ativos: as principais características

  • Diversificação: a alocação em diversos ativos reduz o risco da carteira;
  • Estabilidade: como a carteira é diversificada, uma queda significativa, como uma baixa de 5 ou 10% na Bolsa de Valores, não afetará muito seus investimentos;
  • Baixo custo: o foco no longo prazo e a baixa quantidade de operações proporcionam um custo reduzido à carteira;
  • Venda na Alta e Compra na Baixa: sempre que você for fazer aportes, você deve analisar seus ativos. Com base nisso, terá a possibilidade de vender os que subiram muito e comprar os que caíram muito, proporcionando melhores retornos;
  • Disciplina: você define a periodicidade dos aportes e do rebalanceamento da carteira. Você pode fazer isso mensalmente, semestralmente ou anualmente. O mais importante é manter a disciplina;

Alocação de Ativos em 5 Passos

Podemos resumir a estratégia em 5 passos:

  • Passo 1: definir o percentual que você pretende investir em cada tipo de ativos. Por exemplo, alocar 70% em Renda Fixa e 30% em Renda Variável;
  • Passo 2: definir os ativos que você vai incluir nas categorias anteriores. Por exemplo: para Renda Fixa aplicar em CDB, Tesouro Selic, Tesouro Pré-Fixado e Tesouro IPCA. Para Renda Variável, aplicar am ações das empresas X, Y e Z e também nos Fundos Imobiliários A, B e C.
  • Passo 3: definir o quanto de cada ativo será alocado em cada categoria. Por exemplo: Renda Fixa: 30% em Tesouro Selic, 20% em Tesouro Pré-Fixado e 20% em Tesouro IPCA. Para Renda Variável (20% em ações e 10% em Fundos Imobiliários);
  • Passo 4: com aportes periódicos, mantenha o equilíbrio da carteira. Alguns chamam essa etapa de rebalanceamento. Por exemplo, se seus ativos em Renda Variável subiram bastante, venda um pouco para comprar ativos de Renda Fixa, mantendo o equilíbrio dos percentuais;
  • Passo 5: monitore o desempenho da sua carteira e avalie possíveis trocas de ativos, como ações de outras empresas, outros fundos imobiliários ou um produto de renda fixa com taxa mais atrativa.
Alocação de Ativos: exemplo de distribuição
Alocação de Ativos: exemplo de distribuição

eBook completo sobre Alocação de Ativos

O meu amigo Henrique Carvalho, do site HC Investimentos, finalizou um material inédito sobre investimentos, o eBook Alocação de Ativos.

O Henrique teve a gentileza de me enviar o material completo de pré-lançamento e posso afirmar que todo o trabalho me surpreendeu bastante, já que, além do conteúdo ser de primeira, está bem claro todo o cuidado para oferecer a melhor experiência de leitura para investidores como eu e você.

O eBook Alocação de Ativos foi desenvolvido para ajudar você a alcançar a tão sonhada Independência Financeira, criando uma sólida e rentável estratégia de investimentos por meio de uma linguagem simples e direta.

Saiba mais sobre o eBook Alocação de Ativos

O material possui 7 capítulos com informações inovadoras sobre essa estratégia de investimentos ainda pouco explorada aqui no Brasil e que pode ser praticada por qualquer investidor, independente de sua experiência.

Um site foi montado especialmente para trazer informações completas sobre esse eBook e você pode acessá-lo aqui neste link.

No site você irá encontrar:

  1. Vídeo explicando os problemas do investimento tradicional e como o eBook Alocação de Ativos irá ajudar a superá-los
  2. Download grátis de uma amostra do eBook
  3. Três grandes benefícios do eBook
  4. Conteúdo dos 7 capítulos do eBook
  5. Várias Imagens de dentro do eBook
  6. Depoimentos de especialistas

Clique aqui para saber tudo sobre o eBook Alocação de Ativos