Guia + Minicurso

100 GRÁTIS!

Faça como mais de 10.000 pessoas e dê os primeiros passos para se tornar investidor(a)!

Tenha acesso ao guia e ao minicurso grátis e exclusivos!

Quero Me Tornar Investidor(a)!

Descubra o maior obstáculo para você alcançar seu sucesso financeiro

Existe um grande obstáculo entre você e seu sucesso financeiro.

Uma barreira que você conhece MUITO bem. Provavelmente melhor do que qualquer outra pessoa.

Mas na maioria das vezes, você não percebe isso e é enganado(a) por esse obstáculo.

Na maior parte das vezes, nós sabemos muito bem como chegar a algum lugar, saindo do Ponto A para ir até o Ponto B.

Mas nem sempre o caminho é tranquilo, fácil e estável.

Aliás, existem algumas imagens rodando pelas redes sociais falando sobre isso.

Uma das minhas preferidas é esta:

Sucesso: elevador e escada

É comum vermos histórias de sucesso que falam apenas das conquistas e dos bons momentos.

Todos mostram o sucesso de pessoas como Bill Gates (Microsoft), Mark Zuckerberg (Facebook), Steve Jobs (Apple) e por aí vai.

Sempre mostram os excelentes resultados, mas pouco se fala sobre os maus momentos, as decisões difíceis, os dias de trabalho…

E menos ainda se fala que muitas dessas pessoas já quebraram ou faliram (às vezes mais de uma vez) antes de alcançar o sucesso.

O maior obstáculo para o seu sucesso

Quer saber qual é o maior obstáculo para o seu sucesso financeiro?

Adivinha só…

Obstáculo

Sim, você mesmo(a)!

Na verdade, a sua mente.

Mesmo sem a gente perceber, a nossa mente, muitas vezes, trabalha contra nós mesmos.

É uma tentativa de nos proteger, mas que nos coloca em situações confortáveis demais, evitando qualquer tipo de risco, o que também nos afasta de possíveis ganhos, que nos levariam ao sucesso.

Economia Comportamental e Psicologia Econômica

A Economia Comportamental é uma área de estudos que, apesar de existir há alguns anos, vem ganhando reconhecimento recentemente.

Ela estuda os efeitos de fatores psicológicos, sociais, cognitivos, emocionais e de fatores econômicos nas decisões de indivíduos e instituições.

Além disso, analisa também as consequências para os preços de mercado, retornos, e a alocação de recursos, o impacto dos diferentes tipos de comportamento, em diferentes ambientes.

A Psicologia Econômica, diretamente ligada a esse assunto, foi inicialmente citada em 1881, mas também só vem ganhando espaço no Brasil nos últimos anos.

Em resumo, essas áreas estudam a maneira como o comportamento humano influencia as decisões econômicas, incluindo finanças e investimentos.

A maior autoridade sobre esse assunto aqui no Brasil é a Dra. Vera Rita de Mello Ferreira, autora do livro Decisões Econômicas – Você Já Parou Para Pensar?.

A Dra. Vera Rita de Mello Ferreira deu uma entrevista ao canal da Easynvest recentemente, falando sobre esse assunto. Confira o vídeo a seguir:

 

Clique Aqui para saber mais sobre o livro “Decisões Econômicas – Você Já Parou Para Pensar?“, da Dra. Vera Rita de Mello Ferreira.

 

Sua mente e suas decisões

Obsáculos

Vamos ver algumas maneiras como nossa mente interfere em nossas decisões, principalmente de forma negativa, atrapalhando nosso caminho ao sucesso financeiro.

Existem diversas situações onde isso acontece. Alguns exemplos simples são:

  • Você decide comprar ações da empresa X para longo prazo, pois ela tem bons fundamentos e você acredita no sucesso dela. Ao abrir o Home Broker, você percebe que o preço dessa ação subiu muito nas últimas semanas. Você, então, resolve esperar o preço baixar ao valor anterior.
  • Sua carteira rendeu 11% no mês em que o Ibovespa rendeu 18%. Você se arrepende de não ter investido mais (ou tudo) na bolsa, para aproveitar o bom momento do mercado.
  • Você ouviu aquela “dica quente” de um “amigo” qualquer ou em um site qualquer falando sobre um “investimento” que promete 5% de rentabilidade ao mês. Você abandona sua carteira e corre atrás dessa “oportunidade de ouro”, mas entra em uma furada e perde (quase) tudo.

Há inúmeras outras situações, mas vamos ficar com essas 3 apenas.

No primeiro caso, se você acredita na empresa e quer investir a longo prazo, o custo da ação não deveria ter grande relevância. Claro que a gente sempre quer pagar menos, mas talvez a ação se valorize mais e mais a cada dia e o valor não volte ao patamar mais baixo. Ou seja, você estará sempre achando caro, mas, se tivesse comprado antes, estaria já usufruindo da alta.

No segundo caso, se você definiu sua estratégia de investimento, você deve segui-la. Vai haver, sim, momentos em que sua carteira terá desempenho menor que outros ativos. Mas também haverá momentos em que ela vai superar outros.

E sabemos que “dicas quentes” tendem a ser duas coisas: ruídos ou esquemas de ganho rápido que só beneficiam uma minoria (geralmente pirâmides). Muitas vezes tudo isso envolve o Efeito Manada, que veremos a seguir, junto com outros vícios comportamentais.

Vícios comportamentais

A Psicologia Econômica aborda, dentre outras coisas, os vícios comportamentais. São os principais obstáculos que enfrentamos, pois nossa mente os segue, tentando nos proteger de riscos ou copiando a ação da maioria.

Vamos ver alguns desses vícios.

Efeito manada

Efeito Manada

As pessoas tendem a copiar as atitudes da maioria.

Se o mercado está em alta, elas ficam otimistas. Se o mercado está em baixa, elas ficam pessimistas.

No final de 2017, aconteceu um caso bem característico de Efeito Manada.

Bitcoin

Lembra? Em todo lugar falavam de Bitcoin. No jornal da TV, na fila do banco, do supermercado…

No começo de 2018, para cada CPF na bolsa de valores, havia dois em Bitcoin.

Ou seja, havia o dobro de pessoas físicas investindo em Bitcoin em comparação com a Bolsa de Valores.

Pessoas acreditando (ou poderíamos dizer “apostando”) mais em Bitcoin do que em empresas sólidas do mercado nacional.

Quando esse tipo de coisa acontece, está na cara que é efeito manada. Mídias não especializadas falando de algo que elas não conhecem é tipicamente um ruído e até uma previsão de reversão.

E não deu outra! Poucos dias depois de todo esse alvoroço, o Bitcoin caiu mais de 50%.

Veja o gráfico a seguir, que mostra o preço do Bitcoin desde 2010 até 2018.

Gráfico do bitcoin

Note que no final de 2017 houve uma grande alta. Já nos primeiros meses de 2018, o preço caiu mais de 50%.

Ou seja, quem entrou tarde, no final de 2017, seguindo o Efeito Manada, perdeu grande parte do dinheiro (ou até tudo).

Como diz Warren Buffett, seja cauteloso quando todos estão sendo gananciosos e seja ganancioso quando todos estão sendo cautelosos.

Em outras palavras, quando todo mundo falava de Bitcoin, você deveria ser cauteloso. Quem já tinha Bitcoin estava feliz com esses ruídos, pois aumentou o valor do ativo e esses investidores estavam realizando o lucro, o que causou a queda do preço.

E qual é a solução?

A melhor solução é ter uma estratégia sólida, como a Alocação de Ativos. Com ela você estará sempre comprando na baixa e vendendo na alta.

Isso acontece pois o balanceamento da carteira faz com que você compre ativos que se desvalorizaram, mantendo o equilíbrio dentre os ativos.

Para entender melhor como funciona a Alocação de Ativos, leia este artigo.

Investir em ativos que se valorizaram recentemente

Esse é outro grande erro.

Rentabilidade passada não garante rentabilidade futura.

O exemplo anterior, do Bitcoin, mostra isso muito claramente, em letras garrafais!

Quando o assunto são ações, é importante lembrar que nenhum ativo sobe em linha reta e nenhum cai em linha reta.

É comum o zigue-zague, havendo “descansos” durante o movimento.

Gráfico de ações

Muitas vezes as pessoas veem períodos de alta e compram o ativo no final da alta. Em seguida vem a queda.

Geralmente é uma queda saudável, de “descanso” ou correção, para uma nova alta. Mas muitos entram em pânico e vendem o ativo, para evitar prejuízos maiores.

A solução é estudar sobre investimentos. Se você quiser investir em ações para curto e médio prazo, estudar sobre Análise Técnica também é muito útil, para identificar os melhores momentos de negociação.

Também é importante ter em mente que um ativo que subiu muito não necessariamente vai continuar a subir.

Conclusão

A Psicologia Econômica e a Economia Comportamental provam que nossa mente nos faz tomar decisões erradas e mal pensadas.

Vimos apenas dois dos principais vícios comportamentais, mas existem diversos outros.

Para conhecer outros exemplos e como não cair nessas armadilhas, sugiro conferir o livro Decisões Econômicas – Você Já Parou Para Pensar?, da Dra. Vera Rita de Mello Ferreira, maior autoridade sobre esse assunto no Brasil.

Para se proteger da maioria desses erros, a melhor alternativa é utilizar a estratégia da Alocação de Ativos, que garante uma estratégia vencedora no longo prazo.

eBook completo sobre Alocação de Ativos

O meu amigo Henrique Carvalho, do site HC Investimentos, finalizou um material inédito sobre investimentos, o eBook Alocação de Ativos.

O Henrique teve a gentileza de me enviar o material completo de pré-lançamento e posso afirmar que todo o trabalho me surpreendeu bastante, já que, além do conteúdo ser de primeira, está bem claro todo o cuidado para oferecer a melhor experiência de leitura para investidores como eu e você.

O eBook Alocação de Ativos foi desenvolvido para ajudar você a alcançar a tão sonhada Independência Financeira, criando uma sólida e rentável estratégia de investimentos por meio de uma linguagem simples e direta.

Saiba mais sobre o eBook Alocação de Ativos

O material possui 7 capítulos com informações inovadoras sobre essa estratégia de investimentos ainda pouco explorada aqui no Brasil e que pode ser praticada por qualquer investidor, independente de sua experiência.

Um site foi montado especialmente para trazer informações completas sobre esse eBook e você pode acessá-lo aqui neste link.

No site você irá encontrar:

  1. Vídeo explicando os problemas do investimento tradicional e como o eBook Alocação de Ativos irá ajudar a superá-los
  2. Download grátis de uma amostra do eBook
  3. Três grandes benefícios do eBook
  4. Conteúdo dos 7 capítulos do eBook
  5. Várias Imagens de dentro do eBook
  6. Depoimentos de especialistas

Clique aqui para saber tudo sobre o eBook Alocação de Ativos